Voltar

As pesquisas médicas demonstram que as pessoas devem consumir mais fibras para terem mais saúde. O consumo diário recomendado é de 35g para o homem e de 25g para a mulher. De modo geral, as fibras dietéticas têm a capacidade de formar géis provocando o prolongamento do tempo de mastigação, aumento do bolo alimentar no trato gastrointestinal, tornando mais eficiente a digestão e a absorção de determinados nutrientes.

Esse mecanismo fisiológico de ação, mantém por mais tempo a sensação de saciedade. O aumento do volume do conteúdo alimentar estimula o peristaltismo possibilitando a passagem mais rápida das fezes pelo intestino, melhorando a constipação e outros distúrbios gastrointestinais.

O consumo de fibras solúveis ajuda na redução do colesterol e na diminuição do risco de doença cardiovascular.

As principais fontes de fibras incluem grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, nozes, e sementes. Fibras solúveis são encontradas em aveia, nozes, sementes, legumes e na maioria das frutas. Fibras insolúveis são encontradas no trigo integral, arroz integral, grãos integrais e na maioria dos vegetais. Os grãos integrais são representados principalmente pela cevada, milho, centeio, aveia, trigo e quinoa. Para quem não tem hábito de comer alimentos ricos em fibra e vai iniciar o consumo o maior de fibra é recomendado aumentar proporcionalmente a ingestão de água.